sábado, 12 de maio de 2012

Pílulas da beleza

Basta tomar algumas cápsulas por dia para pegar sol com mais segurança, dar um chega-pra-lá na celulite e suavizar as rugas. 



Não há como negar: os cosméticos orais são a mais nova coqueluche do mundo da beleza. O zunzunzum, já presente nos consultórios de dermatologia, ganhou força com a chegada ao Brasil, desde agosto, das pílulas Innéov, uma marca que nasceu da joint venture entre a poderosa grife L’Oréal e a megaempresa Nestlé. Para começar, eles lançam por aqui a versão antienvelhecimento, que promete deixar o rosto mais firme! E mais para a frente prometem pôr à venda a linha completa, que foi lançada lá fora em 2003 e já conta com muitos outros itens, entre eles as versões para combater celulite e calvície.

O dermatologista Guilherme de Almeida, de São Paulo, prescreve essas pílulas da beleza, sempre aliadas aos tratamentos. “Sozinhas, elas não fazem milagre, mas em conjunto com técnicas modernas turbinam os resultados e ajudam a melhorar a textura da pele”, diz. Para o cosmetólogo Maurício Pupo, de Campinas (SP), as pesquisas já comprovaram que os alimentos influenciam na qualidade da pele. “Entretanto, como é muito difícil ter uma alimentação balanceada, surgiram os suplementos alimentares feitos à base dos nutrientes que comprovadamente melhoram a pele, o cabelo e as unhas”, explica. Já a dermatologista Edileia Bagatin, de São Paulo, passa longe dos modismos. “Prescrevo muito pouco, pois ainda não existem evidências científicas suficientes de que eles funcionam, como alegam os fabricantes”, diz.

Polêmicas à parte, as pílulas fazem muito sucesso em outros países. Estima-se que, desde o lançamento, as vendas de Innéov, líder de mercado na Europa, cresceram 40%. Para quem quiser embarcar nessa onda, vale a dica dos experts. “Consulte um médico para saber exatamente o que tomar”, diz a dermatologista Ana Paula Jorge, de São Paulo. A especialista cita o exemplo das cápsulas à base de betacaroteno e vitamina A. “Essas substâncias não podem ser tomadas por muito tempo sem supervisão, pois se depositam no fígado”, revela. Veja o que existe aqui e no exterior para ficar bonita de dentro para fora.
Para proteger do sol

As pílulas mais comemoradas pelos médicos são aquelas que aumentam as defesas da pele contra o sol. A dermatologista Adriana Vilarinho é fã das cápsulas de Heliocare. “São ótimas para quem tem tendência a manchas”, diz. A fórmula do Heliocare (à venda apenas no exterior) leva betacaroteno, chá verde e extrato de Polypodium leucotomos (planta parecida com a samambaia), ingredientes que triplicam a proteção da pele contra queimaduras solares e ainda oferecem poderosa ação antioxidante.

Xô, rugas

Nesse segmento, a novidade é o lançamento no Brasil da pílula antienvelhecimento Time Perfection, da Imedeen, especialista em suplementos orais ligados a beleza. Ela é feita com um complexo antioxidante à base de licopeno e extrato de semente de uva. Segundo o fabricante, o licopeno é 100 vezes mais eficaz do que a vitamina E para combater os radicais livres. A recomendação é tomar duas pílulas por dia, com resultados em 12 semanas: a pele se torna mais hidratada, macia; e as linhas finas, rugas e manchas, menos visíveis. Entre as importadas, os dermatologistas indicam a Inversion Femme, que, segundo o fabricante, promete reduzir 27% das rugas em dois meses de uso.

Firmeza à vista

A pílula Innéov Fermeté promete combater a flacidez graças à combinação de ativos como licopeno, soja e vitamina C. A dermatologista Karla Assed, que atende famosas como Angélica, costuma indicá-la às suas pacientes. “Associo com peelings para melhorar a textura da pele”, diz.

Controle da celulite

Na hora de combater esse distúrbio, muitos especialistas aliam ao tratamento a prescrição de fórmulas para ser aviadas em farmácia de manipulação. A dermatologista Denise Steiner indica às suas pacientes com celulite pílulas à base de arginina (aminoácidos), vitamina C (antioxidante), DMAE (tensor) e centelha-asiática (ajuda na drenagem linfática). Mas, se o problema vier junto com gordura localizada, a dermatologista Ana Paula Jorge prefere prescrever as importadas e sugere a ingestão diária de duas pílulas de Oenobiol Remodelant, que, segundo o fabricante, ajuda a reduzir a gordurinha resistente da cintura, do abdômen e dos quadris.

Para cabelo e unhas

A deficiência de minerais como ferro e zinco no organismo é uma das causas da queda de cabelo. Nesses casos, o dermatologista Ademir Júnior, de São Paulo, indica, além da inclusão de alimentos ricos nesses nutrientes na dieta, a ingestão de suplementos específicos, como o Innéov Massa Capilar (ainda não está à venda no país). Já para combater a fraqueza das unhas, o multivitamínico nacional Dermavite, da Stiefel, apresenta ótimos resultados, segundo Ademir.








Nenhum comentário:

Postar um comentário