terça-feira, 15 de maio de 2012

Cronograma capilar by Felipe Ursini

Gente o Felipe Ursini escreve para o blog Beauty 'n'Roll,então peguei as dicas dele para fazer um cronograma capilar,vamos lá:


Mas Felipe, o que é o Cronograma Capilar?

O cronograma capilar trata-se de um tratamento "rigoroso", 
centrado e regrado dos cabelos.

O cronograma capilar é altamente indicado para cabelos químicos, que passaram por alisamento, tintura, descoloração, decapagem, permanente, e químicas em geral. Quem não tem química nos cabelos também pode utilizar o cronograma, mas os cabelos danificados e ressecados que os ativos químicos costumam deixar, apresentam uma melhor e visível melhora aos usuários do "ritual".

E agora Felipe, como eu faço o Cronograma Capilar?

Simples. Você vai precisar basicamente de três itens: Paciência, dedicação e dinheiro (mas calmem, não estou falando de rios de dinheiro)... Já ouviram dizer que quanto maior o investimento, maior o retorno?
Paciência: porque você vai ter que utilizar de produtos específicos em cada dia da semana, sem fugir da regra e sem esperar milagres instantâneos.
Dedicação: porque você vai precisar seguir este cronograma fielmente se quiser realmente notar os efeitos positivos que ele lhe trará, e também, continuar seguindo-o mesmo que já se tenha obtido os resultados desejados, para garantir a saudabilidade e vitalidade dos fios.
Dinheiro: porque você vai precisar investir em produtos diferentes e específicos para cada etapa do tratamento.
E sim! É possível sim tratar os fios em casa!
Alguns cabeleireiros (diga-se fuleiros) dizem que não é possível, mas cabeleireiros conceituados como Biaggi dizem que sim, então né... (haha)
Segredo meu: Não vou mais ao salão há meses.

Quais são as etapas do tratamento?

Simples... Todos que cuidam dos cabelos já devem ter ouvido falar dos três: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

Hidratação: 


Ao contrário do que muitas marcas e vendedoras (fuleiras) dizem por aí de que qualquer coisa que você coloca no cabelo é hidratação, não é bem assim não! O conceito da palavra HIDRATAÇÃO vem do prefixo "hidro" que lembra hidrogênio, que lembra H2O, que lembra a palavra chave: água.
Exatamente isto, água! O fio hidratado é um fio que tem água, não um fio que tem vitamina, abacate, pera, maça, ou salada mista. Máscaras e produtos hidratantes, que geram HIDRATAÇÃO para os fios, são produtos com ativos que doem água para os fios (o que chamamos de reposição hídrica, que dá a maciez para os fios). Exemplos de ativos: cupuaçu, semi di lino, aloe vera, quiabo, água destilada/desmineralizada, etc.

Nutrição:

O conceito da nutrição, vem do prefixo "nutri" que lembra mesmo a nutrição, que consiste em "reposição de nutrientes". Água não é nutriente, então não adianta confundir produtos hidratantes com nutritivos... Não são a mesma coisa. Por que não? Alguns dos ativos da nutrição (grande parte deles) vem de óleos/lipídeos/gorduras... Então digam para si mesmos: Água e óleo, são a mesma coisa?
A etapa da nutrição é a que ajuda a manter a reposição hídrica por meio da reposição lipídica. E como isto funciona? A água que você repôs fazendo a hidratação, uma hora irá embora seja por cutículas abertas, vento, calor, ou etc. Então, é necessário algo para retê-la ali dentro... Nada melhor que algo que repele a água para que ela não saia e/ou se misture: óleos/lipídeos.
A etapa da nutrição age nas escamas/cutículas dos fios, repondo e reconstituindo as "barreiras naturais" do interior dos fios. Um fio danificado e ressecado tem estas barreiras naturais destruídas ou danificadas, o que deixa o cabelo poroso fazendo-o soltar a hidratação para fora, pois água é móvel, e se o cabelo está aberto, ela logicamente vai sair... Então é necessário reconstituir estas escamas por meio dos lipídeos. É a reposição lipídica que dá o brilho aos fios.Exemplos de ativos: ceramidas (um ou o melhor pra esta fase), vitamina B5/pantenol, karité, manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco, óleo de amêndoas, etc.

Reconstrução:

A parte mais importante porém a mais perigosa também. Por que perigosa? Porque um consumidor que vá a uma perfumaria e diga que tem química no cabelo, a vendedora vai tacar mil e um produtos que contenham queratina. Queratina é bom pros fios não é? Sim, mas com limites.
Daí esta pessoa vai e utiliza queratina, toda a semana, ou todo dia, e vai de um cabelo ressecado, para um cabelo forte, para um cabelo rígido, para um cabelo quebrado.
Por que isto ocorre? Porque a queratina age no interior dos fios, fazendo uma liga entre si e mantendo o fio forte, e então, se você coloca mais e mais queratina nele, uma hora ele vai se romper... É tipo uma bexiga... Ela precisa de ar para ficar bonita, mas com limites, pois se você coloca ar e mais ar, uma hora ela arrebenta.
A reconstrução trata-se da reposição proteica dos fios. É nesta fase que repomos a força dos cabelos. Mas não é só de queratina que vive um fio, como é o que espalham por aí. Você também pode e de reconstruir os fios com aminoácidos, que são proteínas, como lisina, arginina, cisteína, creatina, serina, sericina, entre outros. É a reconstrução que vai pôr a força de volta nos seus fios.
OBS: Existem no mercado produtos chamados "repositores de massa capilar" o que confunde muito a cabeça das pessoas, mas o que eles na verdade são é uma mistura destas três fases, porém, como são misturas, tem quantidades menores de ativos, por isto aconselho a ser feita uma manutenção separadamente.

Agora como fazer o cronograma é o seguinte: Uma rotina de 3 lavagens e 3 tratamentos por semana.No primeiro dia, você se utilizará de produtos hidratantes. (Pula-se de dois a três dias)No segundo dia, você se utilizará de produtos nutritivos. (Pula-se de dois a três dias)No terceiro dia, você se utilizará de produtos reconstrutores. (Pula-se de dois a três dias)E então, você retoma o ciclo.

Eu particularmente achei esse cronograma valiosíssimo ... vou comprar três novas máscaras para cada etapa...e assim que eu comprá-las e começar a seguir o cronograma eu posto pra vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário