quinta-feira, 26 de abril de 2012

Veja as opções menos calóricas para rechear o pão

Manteiga, margarina, cream cheese, requeijão, maionese... Conheça as vantagens e desvantagens de cada produto e evite que o consumo de pão atrapalhe a dieta


O seu pão está com os dias de monotonia contados


Manteiga, margarina, cream cheese, requeijão, maionese... Light, com sabor, com baixo teor de gordura, com adição de nutrientes... Ufa! Para ajudar você a levar para casa apenas os melhores produtos, montamos um guia com as principais vantagens e desvantagens de cada um. Já adiantamos que é importante ficar de olho especialmente em calorias, gorduras e sódio. "As versões light são sempre as mais indicadas, pois apresentam uma redução no valor calórico ou na quantidade de gorduras", indica a nutricionista Juliana Watanabe, da Clínica BKNR, em São Paulo.

Manteiga

· Informações nutricionais - Por porção de 10 g: 74 calorias e 8,3 g de gorduras (4,8 g de gorduras saturadas).

· Coma - No máximo 1 colher (sopa) rasa por dia.

· É legal porque... - Possui vitaminas A e D, importantes para a visão e a pele e para os ossos, respectivamente, e proporciona sensação de saciedade.

· Cuidado! - Tem calorias, colesterol (por ser de origem animal) e gorduras saturadas em excesso. Muitas vezes a gordura trans está presente também. Carrega pouca quantidade de proteína.

· Na hora de escolher - A versão light, pouco comum no mercado, tem redução de calorias. Já a sem sal ajuda a reduzir o consumo de sódio e é indicada para hipertensos. Prefira marcas sem gordura trans.

Margarina
· Informações nutricionais - Por porção de 10 g: 59 calorias e 6,5 g de gorduras (2,1 g de gorduras saturadas).

· Coma - Uma colher (sopa) rasa por dia. É legal porque... Contém bem menos gordura saturada do que a manteiga e não apresenta colesterol (por ser de origem vegetal).

· Cuidado! - É calórica, não tem nada de proteína e, dependendo da marca, pode conter gordura trans.

· Na hora de escolher - Fuja da gordura trans. Se está controlando o peso, leve a light. "Já a opção rica em fitoesteróis é perfeita e ideal para quem tem colesterol total alto e LDL alto, pois os esteróis têm o poder de reduzir esses níveis - use somente se apresentar colesterol e/ou LDL alterados", diz a nutricionista Vanessa Franzen Leite, da Clínica de Emagrecimento, Saúde e Beleza, em Porto Alegre. "Mas, para conseguir baixar o colesterol com ela, devem ser consumidas 2 colheres (sopa) rasas por dia."
Maionese

· Informações nutricionais - Por porção de 12 g: 40 calorias e 4 g de gorduras (0,6 g de gorduras saturadas).

· Coma - De 2 a 3 colheres (sopa) por dia.

· É legal porque... - Tem poucas calorias e redução de gorduras totais e saturadas. "Seu principal ingrediente é água, o que explica o baixo valor calórico e gorduroso", diz Vanessa Franzen Leite. "A maionese industrializada não é mais a vilã."

· Cuidado! - Tem açúcar, ainda que em pequena quantidade, e nenhuma proteína.

· Na hora de escolher - Fique com as versões sem colesterol ou light.
Cream cheese

· Informações nutricionais - Por porção de 30 g: 75 calorias e 7 g de gorduras (4,3 g de gorduras saturadas).

· Coma - Uma colher (sopa) por dia.

· É legal porque... - "É um alimento rico em cálcio e proteína", afirma a nutricionista Leila Ali Hassan Kassab, do HCor, em São Paulo.

· Cuidado! - Como os outros produtos, tem gorduras saturadas, que, em excesso, aumentam os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

· Na hora de escolher - Opte pelos light, que possuem, em média, redução de 25 a 30% do total de calorias em relação à versão original, além de menos gorduras saturadas. Com relação às versões com sabores, preste atenção: algumas têm menos calorias, mas podem apresentar acréscimo de gordura trans e aumento dos teores de sódio.
Requeijão

· Informações nutricionais - Por porção de 30 g: 78 calorias e 6,8 g de gorduras (4,3 g de gorduras saturadas).

· Coma - Uma colher (sopa) por dia.

· É legal porque... - "Uma boa vantagem é o aumento da ingestão diária de cálcio e proteína.

· Cuidado! - Carrega mais gordura saturada e sódio do que o cream cheese.

· Na hora de escolher - Os light são as melhores opções. Ao escolher, cuidado com o sódio das versões com sabor e preste atenção se o produto tem acréscimo de amido em sua composição - apesar de diminuir o custo, diminui também o valor nutricional.



*Valores de calorias e gorduras calculados pela nutricionista Juliana Watanabe, da Clínica BKNR, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário