quinta-feira, 19 de abril de 2012

Protetor solar no inverno

Protetor solar é necessário para todas as épocas do ano, inclusive no inverno! Veja como manter a pele longe do fotoenvelhecimento, hidratada e protegida


Proteja a pele com o protetor solar,
até mesmo nos dias em que o sol não tem grande exposião


Os raios solares não tiram férias nem nas épocas mais frias, tornando o uso do protetor solar, necessário. “No inverno, mesmo que ocorra a diminuição dos raios UVB (um dos causadores do câncer de pele, responsáveis pelas queimaduras solares), osraios UVA continuam penetrando na pele, podendo causar problemas como lesões pré-maligna,envelhecimento, perda da elasticidade, manchas na pele e rugas finas”, alerta a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, diretora Médica da Clinique des Arts (SP).
Além de proteger, o cosmético hidrata: “Hoje em dia, existem hidratantes faciais com filtros solares. Estes cremes geralmente têm proteção de 15, 20 ou 30 FPS”, indica Luciana.A especialista aponta que até na neve há uma grande incidência dosraios UVA. Por isso, engana-se quem pensa que o protetor solarsó é importante nas férias de verão. Na realidade, o ideal épassá-lo todos os dias, independente da estação do ano.

Não confunda hidratante protetor, protetor solar e bloqueador solar! "Protetores com FPS acima de 30 perdem a função exclusivamente hidratante. Eles contêm filtros físicos, que são mais espessos e formam uma película que bloqueia os raios solares, mas não penetram profundamente na pele”, acrescenta a especialista.
Dicas de uso do protetor solar

O recomendado é usar o protetor regularmente pela manhã e ao meio dia. “Esta indicação é para aqueles dias ‘normais’, de rotina, como ir ao trabalho, academia, estudo, etc”, aponta Luciana. O período entre 10h e 15h é o que deve ser ter mais cuidado, porque é neste momento que o sol mais ganha força. A proteçãodeve ser eficiente neste tempo, com reaplicação do protetor a cada 2h.
Cuide da pele no inverno

- Use filtro solar no mínimo 20 ou 30 FPS, duas vezes ao dia.A expert no assunto passou algumas dicas para manter a pele linda no inverno, longe de escamações, envelhecimento e tudo de ruim que o inverno pode planejar para a cútis:

- Evite banhos muito quentes, que ressecam mais a pele no inverno.

- Tome bastante líquido para ajudar na hidratação da pele- Hidrate a pele com cremes adequados ao tipo de pele após o banho.

- Esfolie a pele, pois ajuda a renovar a camada superficial e facilita a hidratação e o uso de cremes e ácidos estimuladores de colágeno e clareadores.

- Passe protetores labiais no inverno, para evitar rachaduras e ressecamento dos lábios

- Aplique cremes – se necessário - antes de dormir, para prevenir o ressecamento e o envelhecimento da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário