quinta-feira, 19 de abril de 2012

Saiba como evitar manchas nas axilas e virilha depois da depilação

Às vezes, após a depilação surgem manchas principalmente nas axilas, virilha e buço de algumas mulheres. Entenda o motivo e saiba como evitar o escurecimento da pele

Ceras e lâminas podem estimular
a produção de melanina
principalmente nas axilas,
virilha e buço, escurecendo a região




Em algumas mulheres, é comum surgirem manchas na pele após adepilação, principalmente nasaxilas, virilha e buço. SegundoMônica Felici, dermatologista daclínica Splendore (SP), a depilação com cera quente podequeimar a pele e estimular a formação de melananina na região, o que é chamado dehipercromia pós-inflamatória. Já no caso das lâminas, o aparelho pode machucar a cútis, que ficainflamada e reage também com oaumento da produção de melanina no local, escurecendo a área depilada.

"Se a pele estiver muito queimada pelo sol no momento da depilação também podem aparecer manchas", complementa Murilo Drummond, dermatologista e professor titular do Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas (RJ).

Podem surgir manchas também caso a mulher tenha um pelo muito grosso ou por alergia a algum componente do desodorante, o que irrita a pele e o escurecimento.

Para evitar essas manchas, o ideal é realizar a depilação a laser. "Eliminando o pelo por completo, eliminamos também uma causa do escurecimento da região, que seria a inflamação do próprio pelo, que pode encravar e manchar a pele. Além disso, prevenimos o uso de cera e lâmina, que podem ferir a pele e manchá-la", explicaMônica. Caso não faça a depilação definitiva, dê preferência à cera fria, tomando sempre cuidado com a exposição solar antes e depois da depilação.Os cremes depilatórios também podem manchar a pele - pior ainda se ficarem por mais tempo que o indicado, o que causa irritação e a hiperpigmentação pós-inflamatória "Na fase aguda, as manchas podem ser tratadas como queimaduras. Se houver bolha ou vermelhidão, é indicado usar soro fisiológico gelado e depois tratar do mesmo jeito que as manchas comuns, com despigmentantes e anti-inflamatórios", indica Drummond.

Como clarear a região?


De acordo com Mônica Felici, a região pode ser clareada com o uso de despigmentantes em casa, comohidroquinona, ácido kójico ou ácido fítico, sempre prescritos pelo dermatologista. "Se as manchas forem persistentes, podem ser realizados peelings em consultório ou aplicado laser para clarear", completa a dermatologista.

Segundo explica o dermatologista Murilo Drummond, o peeling físico renova a pele por meio do atrito, pois as camadas com manchas são removidas para que nasça uma pele nova no lugar. Já o peeling químico clareador utiliza o ácido glicólico, que provoca a descamação e renovação da pele, e o ácido kójico, que age no clareamento dela.

"As manchas mais escuras são mais fáceis de remover. Porém, em alguns casos elas não saem mesmo após todos os procedimentos de clareamento. É que muitas se aprofundam e fazem quase uma tatuagemna pele", alerta Drummond.

Desodorantes clareadores





Dove Dermo Aclarant, Unilever.
Aerosol, R$ 11,50; rollon, R$ 7,30



Muitas mulheres que sofrem com o problema de axilas escurasrecorrem aos desodorantes clareadores, como o Dove Dermo Aclarant, da Unilever. Segundo pesquisa realizada pelaComissão Econômica para a América Latina e o Caribe(CEPAL), 1 milhão de mulheresdo Brasil, México e Argentinatestaram o produto e disseram perceber melhora na região. O desodorante acelera o processo derenovação natural da pele, prometendo ajudar a remover as células escuras em apenas quatro semanas.

A dermatologista Mônica Feliciexplica que esses produtos possuem sim os ativos clareadores, porém em baixa concentração. "Portanto, se a mancha for intensa os ativos presentes podem não ser suficientes para atingir o clareamento desejado", avisa.
 
Não confunda!

Algumas pessoas confundem virilha escura com mancha. Segundo Mônica Felici, pessoas comfototipo mais alto, morenas e negras têm esse escurecimento mais evidente devido à cor da sua pele. "Porém, em todos os fototipos a região da virilha é naturalmente mais escura que as outras áreas do corpo", afirma a dermatologista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário