segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Saiba o que comer quando tiver vontade de doces, pães e massas

O corpo humano é cheio de sintomas. Um deles, a fome, pede que você se alimente de acordo com o que seu organismo precisa. Aquela fome de comer algo específico, como uma barra de chocolate ou um croissant de presunto, significa que algum nutriente desses alimentos está em falta no seu corpo.

O segredo para não engordar e virar vítima desses ataques de fome é optar por alimentos saudáveis. Os nutrientes que o chocolate fornece, por exemplo, você pode encontrar em outros alimentos menos calóricos. Quando você suprir o que o seu corpo pede, você vai se sentir mais tranquilo, e a fome vai diminuir.

A lista abaixo, elaborada com a ajuda do nutricionista Gabriel Cairo Nunes, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), explica as necessidades do seu corpo:

Vontade de comer doces:

"Existem mecanismos que podem ser patológicos, quando a glicose sanguínea diminui, e a pessoa precisa de açúcar. Mas podem ser fatores psicológicos que levam uma pessoa a ter vontade de doces". Se você fica muito tempo sem se alimentar, o nível de glicose do sangue cai, e o corpo precisa de energia para equilibrá-lo. Na maioria das vezes, as pessoas atacam os doces para suprir essa necessidade e, com o tempo, o inconsciente relaciona aquele alimento ao alívio daquela fome. O consumo de açúcar ajuda o corpo a liberar cortisol, um dos hormônios responsáveis pelo bem-estar. Por isso, muitos recorrem aos doces quando estão chateados ou desanimados. No entanto, esse mesmo hormônio também é um dos responsáveis pelo acúmulo de gordura. A falta de cromo - um mineral que ajuda a baixar o colesterol e a queimar gordura - também pode ser a responsável pela vontade de comer doces. Você pode encontrá-lo em cápsulas ou na proteína da carne, do leite e do queijo.

Dica: o nutricionista aconselha a não ficar muito tempo sem comer. O ideal é fazer de quatro a cinco refeições por dia. Entre as refeições, coma uma fruta.

Vontade de comer pão:

As pessoas que têm alta produção de urina ou sódio abaixo do normal podem sentir vontade de comer pão. "A glândula adrenal estimula a vontade de comer sal. O pão é um alimento energético e também é uma fonte de sódio. Por isso, o cérebro o liga ao sódio". Como o pão é uma fonte de carboidrato, prefira as versões integrais, que contêm fibras e saciam por mais tempo.

Vontade de comer massas:

"Não há falta de algum nutriente no organismo que justifique a fome pela massa, mas dá para moderá-la", diz o nutricionista. O ideal é não esperar a fome bater para se alimentar. "Quando estamos com fome, comemos muito mais. E como as massas são fontes de carboidratos e têm digestão rápida, a pessoa já fica com fome pouco tempo depois de comê-la." Para combater a vontade de comer massas, aposte na casca de maçã, na pera e na aveia. Além de nutritivos, esses alimentos ajudam na saciedade.

Não consegue emagrecer:

Algumas dietas empacam e a pessoa, mesmo comendo pouco e de forma correta, não consegue emagrecer. Pode ser que o corpo esteja sentindo falta de vitaminas do complexo B (carnes, frutas, legumes, castanhas, amêndoas). Essas vitaminas estimulam o corpo a queimar a gordura quando ele precisa de energia.

Retenção de líquidos:


É preciso avaliar se o problema é hormonal ou se há alguma disfunção. O sódio é um dos responsáveis pelo acúmulo de líquidos. O recomendado é diminuir seu consumo (que vem principalmente de produtos pré-fabricados, fast-food, sal e bebida alcoólica). O nutricionista aconselha a usar algum tipo de diurético, como o chá mate, chá de hortelã e outros chás de ervas claras. O abacaxi também ajuda.

Sente muito sono:


A sonolência pode acontecer por diversos fatores, que têm de ser identificados por um especialista. Em termos nutricionais, pode ser que o organismo da pessoa esteja precisando de ferro. Aposte em carne vermelha, verduras escuras, arroz e feijão.

Dor de cabeça:

As causas da dor de cabeça podem ser diversas. As mais comuns são falta de açúcar, dietas que cortam carboidratos e excesso de fósforo vindo de carnes, principalmente a vermelha. Para equilibrar o organismo, a dica é aumentar o consumo de fibras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário