terça-feira, 27 de março de 2012

Pontas duplas, nunca mais!

Você realmente aproveitou tudo o que podia — foi à praia, à piscina, fez muita chapinha para a balada, passou longe do cabeleireiro e deixou um pouco de lado os cuidados com os fios. Corte, nem pensar! O resultado, provavelmente é uma cabeleira ressecada e repleta de pontas duplas. Os dermatologistas Valcinir Bedin e Ademir Jr., ambos de São Paulo, explicam as causas do problema e ensinam como se livrar dele.

As informações básicas
“O fio de cabelo é uma haste proteica formada por queratina e melanina. Ele envelhece a partir da raiz em direção às pontas. Portanto, suas extremidades são a parte mais desgastada. Isso se dá por uma série de fatores, que os deixam cada vez mais frágeis. A queratina que protege a estrutura capilar diminui, especialmente na cutícula (parte externa). Sem essa proteção, o fio se abre, não apenas em duas, mas em várias partes”, explica Bedin.

Os culpados

> SOL, MAR E PISCINA. Sal, cloro e raios UV são grandes responsáveis pelo ressecamento dos os.

> ESCOVAÇÃO EM EXCESSO. Usar a escova muitas vezes, de maneira vigorosa, traciona os os e os deixa fragilizados.

> SECADORES, CHAPINHAS E QUÍMICAS EM GERAL. Eles roubam a hidratação natural do cabelo.

> XAMPUS INADEQUADOS AO SEU TIPO DE CABELO. Se o seu é seco, por exemplo, evite limpá-lo com um xampu para oleosos, ou vice-versa. Assim, você não afeta a hidratação natural do cabelo.

> ENXAGUAR OS FIOS COM ÁGUA MUITO QUENTE. Ela também resseca, deixando-os frágeis.

Soluções simples

Aposte em produtos à base de silicone para “selar” as pontas. “Essa selagem, no entanto, é temporária. Basta lavar o cabelo para seu efeito desaparecer”, esclarece Bedin. Só há uma solução de nitiva: a tesoura! Isso mesmo, não há “cura” para as pontas duplas. Quando aparecem, o único jeito de se livrar delas de uma vez por todas é cortando o cabelo.

DICA DO ESPECIALISTA

“Quem está deixando o cabelo crescer pode apostar em reparações capilares com queratina ou ainda na cauterização, feita em salão, para amenizar o problema”, diz o médico Ademir Jr. “Além disso, aplique produtos sem enxágue ao longo do dia, apenas nas pontas, em pequenas quantidades”, completa.

> VALE LEMBRAR que cada pessoa nasce com um tipo de cabelo: alguns são mais sensíveis; outros, mais resistentes. E é por isso que, para algumas mulheres, deixar o cabelo crescer não é problema, enquanto outras enfrentarão o incômodo das pontas duplas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário