segunda-feira, 4 de junho de 2012

Água mania

Os cosméticos à base de água estão por toda parte e em diversas texturas. O que eles têm a acrescentar à sua beleza, afinal? É o que você vai descobrir agora.



O elemento mais básico da natureza nunca esteve tão em alta como aliado da beleza. Tudo bem que algumas marcas bem tradicionais (como Avène, Vichy e La Roche- Posay) desde sempre utilizam água na formulação dos seus cosméticos e usar água termal na forma de spray é recomendação clássica dos dermatologistas para acalmar a pele depois de procedimentos como laser e peeling (leia "Pele fresca e hidratada"). Mas os benefícios desse ingrediente tão básico e tão nobre vêm aparecendo em uma gama cada vez maior de itens de beleza - hidratante facial, antirrugas, sérum para a área dos olhos... Qual é a vantagem? "Quando essas águas ricas em minerais (como selênio, zinco, manganês e ferro) são adicionadas aos cosméticos, os ativos deles são potencializados", fala Andréia Mateus Moreira, dermatologista e professora de dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. No nosso clima quente e com a tendência da mulher brasileira a ter pele oleosa, qualquer excesso de cosmético pode cair como uma bomba para a beleza. Eis aí outra razão para o sucesso dos produtos à base de água: são mais leves, menos irritantes para a pele e permitem que você cumpra as etapas da sua rotina de beleza (limpeza, hidratação, proteção) sem deixar a pele carregada.
De onde elas vêm

As águas que vão parar dentro dos potinhos podem ser de três tipos: mineral (extraídas de fontes), termal (extraídas de termas, que são fontes sob o solo onde a temperatura é alta) e mineral enriquecida em laboratório (que é acrescida de minerais e passa por assepsia a fim de eliminar microrganismos).
Pele fresca e hidratada

Quem nunca questionou o motivo de as águas termais em spray custarem o mesmo que um cosmético? Se a dúvida é elas serem ou não apenas água, a resposta é não: elas não têm nada a ver com a água mineral de beber nem podem ser substituídas por ela. "As águas de uso cosmético têm concentração de minerais muito maior do que a versão engarrafada", explica o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo. "São essas substâncias que respondem pelos benefícios estéticos e terapêuticos que o produto oferece: limpar, hidratar e acalmar a pele após tratamentos com ácidos." Para o médico, de todas as opções disponíveis, a melhor é a água termal. "Por causa da alta temperatura a que esteve submetida sob o solo, seus minerais são mais estáveis, ou seja, conseguem penetrar melhor e oferecer mais benefícios à pele", justifica. Quer mais motivos para provar dessa água? Borrife no rosto se for passar muitas horas no avião ou em ambiente com ar condicionado (que ressaca a pele), no lugar do primer (para suavizar e facilitar a aplicação da maquiagem), depois do make (para fixá-lo bem) e da depilação (sim, pode usar no corpo também!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário